Pós Químio...

Foi então que descobrimos que o período pós químio é o maior problema. Feridas na boca, falta de apetite, náuseas....a essa altura o peso, que já era baixo, caiu mais ainda (15 dias sem nada , nem água, na boca!).
E a cor da pele é um caso a parte. Acinzentada. Muito estranho de ver. Todos nós ficamos muito assustados.
Começa então a fase de queda no hemograma. Os leucócitos, responsáveis pela imunidade do corpo são os primeiros a despencar. Para não baixarem tanto,ela teve que tomar uma injeção de uma droga chamada Granulokine. TODOS OS DIAS! E detalhe, tínhamos que ir ao Sírio para a aplicação, pois cada dose dessa injeção custa cerca de R$600,00 na drogaria.
Coleta de sangue para medir o hemograma um dia sim e outro não.
Baixam as plaquetas, transfusão de plaquetas. Baixam as hemácias, transfusão de hemoglobina. Uma, duas, até três transfusões por quinzena. E ela  firme e forte. Chorava claro, mas um anjo de criança perto de tudo o que estava passando. Só que cada vez mais brava! A forma que ela encontrou para lidar com essa história foi a agressividade. Ela passou a agredir e dizer "não" para todos e para tudo. Comigo e com o Alê ela estava um pouco mais tolerante, mas qualquer outra pessoa era rejeitada.Defesa!
Ficamos dias e dias sem receber visita ( só a avó tava liberada!rsrsrs) e sem sair de casa!  Por medo de vírus e bactérias...
Veio a primeira febre. A Dra Lílian já tinha nos avisado que qualquer sinal de febre, ligar pra ela e correr para o pronto atendimento do Sírio. Foi o que fizemos. Internamos. Mais três dias de hospital.Antibióticos de amplo espectro.
Mais alguns dias e todo o cabelinho que estava nascendo ( ela raspou pra cirurgia) caiu....Assim como os cílios e as sobrancelhas....
E essa foi a rotina dos quatro primeiros ciclos de químioterapia.

4 comentários:

  1. Nossa menininha é uma guerreira abençoada por Deus

    ResponderExcluir
  2. Vai, Mariana!!!!! Tão pequena e tão guerreiro, uma mulher de verdade. Nem te conheço, mas pode acreditar que estou contigo!

    ResponderExcluir
  3. Princesa Mari! Rezo sempre por você.. vc já tem uma histoia de vida linda e grande. Já conhece emoções, frustraçoes, alegrias... já valoriza o estar bem.. ja sabe muito mais que eu... tudo vai ficar bem.... bjs

    ResponderExcluir
  4. Fernanda fiquei sabendo pela Vanessa, Em nome de Jesus essa luta vai ter um final feliz. Sua filha é uma benção e estamos orando com a certeza da guerreira que ela é.Peço muita força para você e sua família. A gente se fala melhor.

    Krishna e Wagner

    ResponderExcluir