Radioterapia

Voltando para a sequência do tratamento. Depois de 4 quimioterapias, era a vez de fazer a radioterapia. Esperamos ela fazer 3 anos, pois antes disso não pode e fomos lá. Em julho começamos o processo.
Tínhamos ouvido dizer que a melhor aparelhagem era do hospital Albert Einstein. Só que meu convênio não dá direito a esse hospital. Mesmo assim por se tratar de algo muito sério e pela localização do tumor, resolvemos que se lá era o melhor era para lá que iríamos mesmo que tivéssemos que pagar.
Marcamos uma consulta com o Radiologista chefe. Um médico maravilhoso. Nos explicou tudo em detalhes e as possíveis sequelas da  radioterapia. Porém o tratamento custaria perto de R$40 mil reais. Além disso, estaríamos num hospital não coberto pelo plano e qualquer coisa que ela precisasse , teria que ser pago. Voltamos para o Sírio Libanês. Foi aonde encontramos o Dr Carlos Vitta Abreu. Um ser humano diferenciado. Um médico que dá valor à vida e à pessoa!
Ficamos no consultório dele por mais de 2 horas. Ele nos explicou detalhadamente o processo, o tratamento , o princípio da radiação no corpo, os efeitos, tudo! Disse que ela pode ter no futuro um déficit da inteligência Cognitiva. Ou seja, ela poderá ter maior dificuldade de raciocínio lógico na adolescência. Explicou também que a radiação queima a mielina que recobre os neurônios ( é como a capa dos fios elétricos) e que por conta disso ela ficaria diferente até 6 meses após o término do tratamento, mas que isso é reversível, elas se formam novamente.
Bom, o planejamento foi 35 dias de rádio ( 5 dias por semana, aos fins de semana descanso).
O maior problema: a processo tem que sr muito preciso e ela por ser criança jamais ficaria estática na máquina, por isso ela teria que ser anestesiada TODOS OS DIAS!
Lá vamos nós de novo.
Juro que nos primeiros dias pensei em jogar tudo pro alto. Muito ruím! Muito mesmo! Ela era anestesiada( anestesia geral mesmo!) e entubada!Foi feita uma máscara para a cabeça, onde só havia uma abertura para a boca. essa máscara era presa na máquina para que ela não mexesse. Horrível de ser ver, parecia a máscara do Jason!
A aplicação não levava mais de 10 minutos, mas a volta da anestesia era de chorar! Tanto que as pessoas que estavam fazendo tratamento lá, choravam a cada dia que ela saía da sala.
No primeiro dia a boca sangrou pois o anestesista machucou na hora de colocar o tudo, um horror! Aí ela ficava mole, irritada, chorando, batendo em mim, era meia hora de sufoco!  Fora que ela tinha que ficar em jejum antes da anestesia. E pra segurar essa menina sem comer até a hora da aplicação ( que às vezes atrasava!) era um escândalo!!!!!!!!!Uma criança de 3 anos passando por tudo isso?
Eu queria nunca mais voltar, mas não podia fazer isso né?
Bom, depois de alguns dias, as coisas foram melhorando um pouco.
Os outros pacientes começaram a se apegar a ela de tal forma que parecia coisa de Deus. Cada dia ela ganhava um  ou mais presentes das pessoas. Fizemos laços de amizades incríveis. Teve um Senhor, Sr João, que chorava e dizia que a Mariana foi a força que ele precisava pra não desistir. Ele e sua esposa Dna Neli se tornaram grandes amigos! A Maria José sabia que ela não comia e levava todo dia uma coisinha diferente pra ela: pão de queijo, croissant e o mais engraçado é que ela comia! Não falava com ninguém , só brigava , mas sentia o carinho!
Um dia a Dna Neli fez um cachecol pra ela , simples, branco, nada de mais, mas aquela criança parecia que tinha ganho um tesouro! Ela ficou apaixonada, encantada, feliz! Todos choraram.
A Maria do Socorro tb foi uma outra fofa! dava presente pra ela, deu um livro lindo pra mim! Fora as bonecas que ela ganhou da Dodô .
E as borboletas?  Nossa! Conhecemos a Patrícia e ela adorava borboletas. Cada dia ela levava para a Mari um presente diferente, mas todos relacionados a borboleta. E a pequena amava!
Fora o carinho da Nádia, da Bete, da Adri, e de todas as outras enfermeiras e técnicos e auxiliares....
Foi assim que atravessamos essa fase tão difícil, com a ajuda de anjos maravilhosos que Deus colocou em nossas vidas!
Tá vendo como tudo dá certo? Tá vendo como Deus é MARAVILHOSO! Ele sempre dá um jeito de facilitar as coisas.
Ao término do tratamento e até o mês de outubro ela ficou realmente com algumas disfunções e efeitos da rádio, mas tudo passou  e hoje ela está ótima! Esperta, falante, inteligente....
Quanto às futuras sequelas....no futuro pensaremos nisso!

3 comentários:

  1. No futuro, nem precisaremos mais pensar nisso, se Deus quiser! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda! vc não me comhece sou de Porto Alegre R.G.dosul. Achei seu blog e li todo.Adimiro sua força e coragen é DEUS mesmo que nos da tanta força.fico feliz em saber que sua filha esta bem e vc também,só quem passa por isso sabe o tamanho do sofrimento,eu tenho um filho que está terminando o tratamento de um ano e seis meses contra um osteossarcoma,graças a DEUS chegou a tão esperada vitória! Querida chorei muito ao ler seu relato,és uma mãe guerreira.Bjs Neusa Finkler

    ResponderExcluir
  3. Olá Neusa! Muito obrigada por suas palavras. Nessa caminhada encontrei pessoas muito especiais e percebi que não somos os únicos a ter problemas...eu aprendi muito isso! Qtos anos tem seu filho. Espero em Deus que ele seja curado pra sempre e que tenha uma vida longa e feliz ! Um beijo bem grande e muito obrigada de novo!!!!!

    ResponderExcluir