Natais.....

Me lembro dos Natais da minha infância.....tão difíceis, era a única época de ganhar brinquedo, mesmo assim era um só e bem suado! Mas a maior lembrança que tenho, é da árvore de Natal...um galho seco de árvore coberto de algodão e algumas bolinhas vermelhas. E a gente achava o máximo! Passávamos a noite na casa da minha avó paterna, uma linda (que infelizmente nos deixou muito cedo). Um ser humano diferenciado. Carinhosa, fofa, meiga, delicada, a típica nona italiana, cabelinho todo branco e olhos bem azuis.....destoava de toda a família do meu pai. Todos muito autoritários, briguentos e bravos!
A casa ficava cheia! Meu pai tinha quatro irmãos e todos tinham filhos, só que meus primos eram bem mais velhos que nós. Já eram adultos. Eu e a Gi éramos as únicas crianças ( a Dani , um bebê).
A ceia era repleta ( meus tios tinham mais condições que nós), muita comida e bebida. Mesa de italianos.....já viu.....
Todos falavam muito alto, uma gritaria só. Sempre saía briga por causa de futebol....DETESTAVA essa parte! Minha tias sempre nos davam roupa de presente , sempre!
Mas quando chegávamos em casa, o Papai Noel tinha passado lá e deixado algo embaixo da "árvore". O presente que mais me lembro foi um trenzinho musical que andava e tinha disquinhos pra tocar. AMEI. Nesse ao a Gi ganhou o salão de beleza da Susi, ela tb delirou! Hoje me lembro que, antes de saírmos pra casa da vó, meu pai sempre "esquecia " algo e tinha que voltar pra dentro de casa ( pra colocar os presentes na árvore, claro!)
Depois, tudo foi ficando diferente, minha avó se foi, a família se afastou, nossa situação financeira melhorou e vieram os Natais em casa mesmo, com minha avó materna e meu tio Toninho, que eu amava de paixão e a família dele, mas meus primos dessa vez eram bem mais novos que a gente....os brinquedos eram pra eles e pra Dani. Encenávamos que o papai Noel vinha pela janela, um barato, eles ficavam doidos....Era muito bom, mas aí eu já era adolescente. Ganhava roupas de presente e depois da ceia, que tb era boa, ía pra rua com meus amigos, sempre na casa da Lú ( minha segunda família nessa época).
Mais uma vez tudo mudou, meu tio Toninho( uma pessoa que eu amava como a um pai!) foi embora pra Deus inesperadamente e tudo ficou menos festivo.
Os Natais passaram a ser só nossa família e a vó Chica, só que ela já estava muito doente (Alzheimer). Houve ano que dava meia noite e falávamos "Feliz Natchau!" e íamos dormir.....bem sem graça.
Aí veio a Jacque e a alegria voltou....o Alê se vestia de papai Noel, um monte de presentes .....uma delícia de novo. No ano passado minha avó se foi.....A Mari já estava doente e não sabíamos, o Natal foi estranho....
Esse ano, tudo será diferente de tudo que já vivi....
Montei uma árvore bem linda aqui em casa....decorei bem a casa, ficou inda! Mas como estamos num momento delicado e de renascimento, ficaremos os três ( mais o Toti) aqui em casa, rezaremos em agradecimento e não teremos festa, apenas elevaremos nossa alma e nossas preces ao "aniversariante" e agradeceremos por ele ter dado Sua vida por nós, pedindo proteção, benção e sabedoria para que tenhamos absorvido todas as lições desse tempo que passamos! E saúde pra Mari pra que ela viva muitos e muitos anos....
Que Nosso Senhor Jesus Cristo esteja em nossa casa no dia 24 de Dezembro nos abençoando!
E como Ele é onipresente, que ele esteja na casa de todos vocês, abençoando a todos com muita saúde!
FELIZ E ABENÇOADO NATAL PRA TODOS NÓS!

4 comentários:

  1. Fê querida!
    Uma noite linda de Natal pra vcs..e que o ano que se inicia seja dia a dia de mta saude, fé no Deus Justo e bom e mtos momentos de alegria.Essa tempestade toda ja ficou para tras, agora é curtir todos os bons momentos com a Mari, que graças a Deus ja está curada. Que Jesus e seus ensinamentos continuem presentes em tua vida minha querida. Receba nosso abraço fraterno direto do Rio grande do sul..Fê, brenda e Giovanna.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada minha querida! que Deus ilumine sua família com bençãos de saúde!!!! Pois é SÓ isso que importa na vida, a saúde! Sema ela não somos nada! Paz em suas vidas e muitas felicidades! um beijo grande de agradecimento. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Muito emocionante lembrar esses Natais... saudade do Tio Toninho e da vó... eu realmente acreditava que o Papai Noel tinha ido lá e deixado o presente, mesmo quando vcs me contaram que Papai Noel não existe! rsrs
    Daqui pra frente, o Natal será mais especial ainda, pois sempre daremos mais graças ao aniversariante do dia, por tudo de bom que nos dá, por sua presença em nossas vidas e por manter nossa querida Mariana conosco pra sempre!

    ResponderExcluir