"Teoria da Seleção Natural" - Segundo Fernanda Silva

"O conceito básico de seleção natural, proposto por Charles Darwin, é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A seleção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e reproduzir-se do que aqueles com fenótipos menos favoráveis. "(fonte Wikipédia)

O câncer(existem outras doenças tão grave quanto, mas falo do câncer pq é o que estamos vivendo)é uma doença terrível de proporções desastrosas e sérias, tanto fisicamente, quanto emocionalmente e mentalmente, porém é uma experiência muito interessante no sentido social.

Quando descobrimos a doença da Mariana, tive diversas surpresas nesse setor. A maioria delas muito boas, até mesmo surpreendentes!
Foi um movimento de união e oração. Pessoas que nunca sequer havia visto antes, deram apoio. Por outro lado, pessoas que eu esperava que dessem força, simplesmente me ignoraram.

Depois que vc passa por uma fase como a que eu passei, tudo fica muito simples e ao mesmo tempo, tudo fica muito forte!
Vc passa a "poder mais" no bom sentido e a não exigir tanto de si mesmo. Tudo parece muito mais claro e mais lógico.

Vou exemplificar. Eu sempre fui muito sociável, uma característica da minha personalidade mesmo. Adoro gente, gosto de conversar e fazer amizade. Mas também sempre fui muito política nas minhas relações. Sempre quis harmonizar todas as relações relevando pequenos e grandes detalhes.

Agora, naturalmente fiquei muito mais exigente e naturalmente decidi selecionar o meu círculo social.

O meu conceito básico de Seleção Natural é bem mais simples que de Darwin. Baseia-se no contato dos seres conhecidos, no ano de 2010, momento em que eu e minha filha mais precisávamos. Esses contatos poderiam ser um email, um SMS, um telefonema, uma mensagem no Orkut ou FB, um sinal de fumaça, um pombo correio etc.
Ou seja, todas as pessoas que nos contataram de alguma forma no ano de 2010 para saber da saúde da minha filha continuarão a ser minhas amigas eternamente.
Pórem, toda e qualquer pessoa que nesse período "não deu o ar da graça" deve considerar-se "naturalmente" excluída.

O mais engraçado da minha teoria da seleção é que esta foi escolha do próprio indivíduo e não do meio onde ele vive, ou suas características hereditárias ou mesmo de seu fenótipo.

Portanto se vc pertence ao segundo grupo(excluídos) e está lendo esse texto, pode continuar lendo, sem mágoas, sem ressentimento, sem rancor e muito menos raiva, pois, como já disse antes, trata-se de uma escolha e não de sentimentos. E , se vc não se importou quando precisava, vc provavelmente não deve estar se importando com nada disso. Mas é a minha teoria e eu quis divulgá-la. Crie a sua vc tb!

À grande massa esmagadora do primeiro time ( os que ficaram) só tenho a dizer que agradeço com todo o amor sua presença em minha vida ....pra sempre!

E aos novos membros ( conhecidos depois da tempestade), sejam muito bem vindos.

5 comentários:

  1. Oi Amiga, concordo com tudo que escreveu.
    Nos momentos mais difíceis da vida descobrimos os amigos de verdade.
    Conte comigo para toda a vida.
    Tenho visto todos os dias o blog, rezo sempre e penso muito em vocês. Estão de parabéns por tudo que passaram e a vitória é maravilhosa!
    Te amo, muitas saudades, bjss

    ResponderExcluir
  2. Lú, tava sentindo tanta falta de um comentário seu aqui amiga!!!!!!! Eu sei que posso contar com vc pra vida toda e a recíproca é totalmente verdadeira!!!!!!Como vão os meus meninos? Que saudade de vc amiga! Um beijo gigante em TODOSSSSSSSSS ( vc já voltou a trabalhar?). Beijos te amo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, depois da tempestade tudo volta a brilhar de uma forma diferente... aprendemos o verdadeiro sentido das coisas... depois dá uma passada lá no blog, tem um texto que acho que você vai gostar :) bjs e tenha um ótimo domingo! Fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe
    Estava em falta com um comentário mesmo, mas não fica chateada comigo, foi falta de tempo para escrever palavras bonitas como as suas que tocam fundo no nosso coração. Eu entro rapidinho para saber notícias e o comentário te admirando, te respeitando cada dia mais eu fazia com o Fernando, minha mãe e a Tia Beth.
    Obrigado pela amizade, sinto muito a sua falta, você está em casa ou trabalhando?
    Eu volto a trabalhar no dia 04/04
    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda,
    Parabéns pelo seu blog e pela sua força.Nunca desista e sempre se lembre que em todos os momentos você terá amigos do seu lado e Deus para te dar forças nos momentos mais difíceis, falo isso com propriedade. Um grande beijo e se precisar de alguma ou apenas conversar pode me ligar ou enviar uma mensagem.

    ResponderExcluir