Síndrome do Pânico

Pânico é um sentimento esmagador de medo e ansiedade. É um medo repentino e uma ansiedade sobre eventos antecipados.

A palavra "pânico" deriva do grego πανικός ("pertencente ao deus dos rebanhos, Pã"), que levou diversão de assustadores rebanhos de caprinos e ovinos em explosões repentinas de medo incontrolável. Os gregos antigos creditavam a vitória na batalha de Maratona a Pã. Eles usavam seu nome para o medo exibido pelos soldados inimigos em fuga.

Na natureza, o "estado de pânico" é um sistema de defesa normal e útil que ativa todas as regiões do cérebro que estão relacionadas à atenção. É como se o animal entrasse em alerta máximo e num processo de fuga. Uma característica, por exemplo, é perder um pouco da sensibilidade nas extremidades do corpo para facilitar a fuga; ferimentos leves são ignorados enquanto um animal foge de seu predador.

Porém, para o ser-humano, o pânico em situações que não expressam real perigo, pode ser uma doença que atrapalha o convívio social, chamada de síndrome do pânico. O "medo do pânico" pode se tornar o transtorno do pânico relacionadas a outros tipos de patologia psiquiátrica como crise de ansiedade, depressão, estresse e outros.

O transtorno do pânico ou Síndrome do Pânico é uma condição mental psiquiátrica que faz com que o indivíduo tenha ataques de pânico esporádicos, intensos e muitas vezes recorrentes.

Um ataque de pânico, também conhecido como crise de pânico ou crise de ansiedade, é um período de intenso medo ou desconforto, tipicamente abrupto. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e são no mínimo cinco para ser considerada uma crise (veja abaixo).
A desordem difere de outros tipos de ansiedade na medida em que o ataque de pânico acontece de forma súbita, parece não ter sido provocado e é geralmente incapacitante.

O cérebro produz substâncias chamadas neurotransmissores que são responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurônios (células do sistema nervoso). Estas comunicações formam mensagens que irão determinar a execução de todas as atividades físicas e mentais de nosso organismo (ex: andar, pensar, memorizar, etc). Um desequilíbrio na produção destes neurotransmissores pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos.
Isto é exatamente o que ocorre em uma crise de pânico: existe uma informação incorreta alertando e preparando o organismo para uma ameaça ou perigo que na realidade não existe. É como se tivéssemos um despertador que passa a tocar o alarme em horas totalmente inapropriadas. No caso do Transtorno do Pânico os neurotransmissores que encontram-se em desequilíbrio são: a serotonina e a noradrenalina.

Sintomas mais comuns:

* Contração / tensão muscular, rijeza
* Palpitações (o coração dispara)
* Tontura, atordoamento, náusea
* Dificuldade de respirar (boca seca)
* Calafrios ou ondas de calor, sudorese
* Sensação de "estar sonhando" ou distorções de percepção da realidade
* Terror - sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes a
acontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento
* Confusão, pensamento rápido
* Medo de perder o controle, fazer algo embaraçoso
* Medo de morrer
* Vertigens ou sensação de debilidade

Fonte: Wikipédia.

Nunca imaginei que eu, no auge da minha racionalidade e praticidade, pudesse um dia passar por um problema desse tipo. Sempre achei que isso fosse coisa de gente "mole", sabe? Mas como Deus nos ensina muito na vida, ele quis me mostrar mais uma vez que ninguém , ninguém está acima do bem ou do mal....
Só tenho um coisa a dizer: não desejo uma crise dessas nem pro meu pior inimigo (se é que tenho).
Mas já estou me tratando e tenho fé que isso vai passar logo!
Não é minha cara ter essas coisas né?
Mas é minha cara lutar contra ela!

beijos

4 comentários:

  1. Oi Fê, minha mãe comentou que te encontrou e que vc ia bater aqui. Quando for assim, não precisa pensar 2x, toque aqui sim, o que eu puder fazer pra te ajudar, isso se eu não entrar em pânico tbém, aí uma ajuda a outra, pelo menos gritamos juntas, choramos juntas, e até podemos tomar umas gotinhas do 1,2,3...10! rsrsrs
    bjo grande

    ResponderExcluir
  2. oi Fê, saiba que uu tive uma depressão séria, acompanhada de pânico em 2000/01. Me tratei com remédios e terapia e, aquilo que parecia incurável, foi superado. Qualquer coisa, conte comigo, pra compartilhar e garantir que passará. Você é humana e nos últimos tempos tem conhecido todos os lados da vida. Bj. Rô Scatolini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,acho que estou com princípio de síndrome do pânico Estou tendo insônia,medo de sair, mas saio assim mesmo,do nada fico com medo inexplicável,de morrer,de perder a memória, não falo com ninguém,pois tenho medo de me chamarem de doida.bjs Ana.

      Excluir
  3. Fernanda, força em mais essa tua luta,logo logo tu vais estar escrevendo como tu superaste isso.
    Desejo tudo de bom pra ti...Beijo

    ResponderExcluir