Cabelos

"Cabelo Raspadinho, estilo Ronaldinho
Cabelo pintado ou V-O
Cabelo embaraçado, encaracolado,
Rastafari, Rock`n Roll "- Chiclete com Banana

"Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar.." Sandra de Sá

"Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história prá contar de um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade de ficar mais um instante" - Roberto Carlos e Erasmo

"Eu quero seus cabelos negros
Nas minhas mãos
Eu quero seus olhinhos ciganos
Nos meus sonhos"- Eduardo Dusek

"Ei! Ei! Ei! Menina de cabelos longos
Quero te levar pra longe
E no primeiro bonde a gente pode partir" - Agepê

Vocês já perceberam a importância dos cabelos? Principalmente para as mulheres. Acredito que o cabelo seja a parte do corpo mais cuidada por todos.
Tanto que nos últimos anos acho que abriram mais cabeleireiros que padaria....aqui na minha rua deve ter mais ou menos uns 15 salões. Numa única rua.
É uma obsessão! Corte, luzes, balaige, tintura, mechas, progressiva, escova de chocolate, de marshmallow, de creme de leite, de morango com chantilly, hidratação, laser, selagem, californianas e muitos outros aparatos e novidades. Um deleite para a mulherada! Mas vc já parou pra pensar se um dia, por algum motivo, ficasse careca?
Desesperador não? NÃO! Definitivamente NÃO!
Quando a Mari ficou careca ( no início ela raspou pra fazer a cirurgia e depois ficou carequinha por conta da químio), me lembro que a minha amiga Elis, falou assim: "ainda bem que ela é linda né? Imagina eu ou vc careca que horror?" Passado algum tempo e a Elis tb ficou careca. Vcs acham que ela se desesperou? Não! Claro que ninguém fica feliz com essa situação, se olhar no espelho e não ver seu cabelo, ou mesmo pentear os cabelo e sair mechas nas suas mãos , isso é muito triste! Me lembro que os cabelinhos da mari saiam mos meus dedos como se eu estivesse desfazendo o miolo de uma margarida e eu fiquei muito triste na ocasião, é a doença se materializando!
Mas depois vc percebe que o ser humano é muito mais que um cabelo!
Ser humano é coração, é alma, é aura! Ser humano é pele, é jeito, é calor!
Tantas pessoas vivem sem visão e enxergam a vida de uma forma linda! Outras sem audição e escutam de um jeito mágico. O que dizer de cabelo?
Estou escrevendo isso, pq sempre fui muito vaidosa com os meus próprios cabelos e ainda sou, mas vc passa a perceber essas coisas de outra forma....
Ninguém quer ficar careca, mas posso dizer, não é o fim do mundo... é o começo! Nessa jornada, conheci mulheres lindas sem cabelos. Algumas optaram por perucas ( bom pq aí vc pode ter o cabelo que sempre quis!), outras por lindos lenços, muitas por chapéus(caso da Mari)e outras assumiram a cabeça lisinha mesmo!
Mas o que mais me impressionou foi o olhar dessas mulheres! Olhar altivo, brilhante, cheio de vida. A pele também fica viçosa, a postura mais ereta e mais elegante.
Sabem qual é o nome disso? ESPERANÇA e FÉ!

Agora o cabelo da Mari começa a crescer novamente....
Mas ela é linda de qualquer jeito....Eu acho!

6 comentários:

  1. Sabe, quando minha mãe começou a perder os cabelos por causa do câncer de mama, achei que ela não ia aguentar, e de certo, o que mais mexeu com ela foi isso. Não passava mal, ao invés de emagrecer muito, engordou e inchou demais, uns 15 kgs. Lembro que fomos em uma loja e compramos uns rabos-de-cavalo, coisas de Dona Olga. Ela se negou veementemente a raspar a cabeça. Os cabelos ficaram só envolta, não caiu tudo, e ela usava uns chapéus muito esquisitos, foi a forma que ela achou de sofrer menos. Quando ela ficou boa, o cabelo cresceu muito, muito mais forte e cheio, era muito engraçado porque ela sempre teve uma cabelinho ralinho. Mas ela não contente, colocou um aplique, quase até a cintura... afff Um horror, e eu brincava que qdo ela dormisse lá em casa eu ia cortar o tal aplique loiro (tipo Valesca Popozuda?? Pois é, esse mesmo). Ela amarrava tudo e colocava uma redinha qdo sentia perigo...
    Ou seja, algumas coisas mudam, outras não! E esse é o segredo da vida!
    Não consigo postar sem ser "Anônimo", então, entenda-se esse "Anônimo" como Patrícia, filha da Olga rs

    ResponderExcluir
  2. Coisa da Olga mesmo! Me lembro qdo ela fazia permanente no cabelo mais liso e lindo do mundo! E parecia a Rita Hayworth em Gilda....linda!

    ResponderExcluir
  3. Que linda!!!!! e concordo contigo é linda mesmo de qualquer jeito!
    Bjus no coração das duas!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara Fernanda,

    Entrei no seu blog por um acaso (sou amiga da enfermeira Patrícia e vi vc no FB dela e acabei parando aqui)e não pude deixar de lê-lo de cabo a rabo.
    Sou mãe também, tenho uma mocinha de 11 meses e sou enfermeira. Me solidarizei com a sua história de diversas maneiras, primeiro como mãe e depois por ser enfermeira, consigo imaginar as cenas hospitalares que vc descreve tão bem, diga-se de passagem e tento (só tento) imaginar como deve ter sido tudo isso.
    Bem, mas a minha intenção é simplesmente agradecer a vc por nos dar a oportunidade de aprender lições tão valiosas com a sua história! Me emocionei diversas vezes com seus posts e é maravilhoso ver como a sua filha está se recuperando e com certeza irá vencer todos os obstáculos dessa luta. Parabéns por ser uma mãe-guerreira e parabéns ao seu marido por ser o apoio de vcs, Mari e Fernanda, meninas-guerreiras!
    O tempo ajuda a curar todas as dores, todas as feridas e como disse no meu blog um dia desses, quando a gente passa por um câncer na família, todos os laços se fortalecem e as coisas boas da vida se sobressaem a qualquer dificuldade.
    Muita luz pra vcs!
    Um beijo carinhoso!

    PS: não pude deixar de falar do seu blog no meu blog...

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga querida,

    Vc tem toda razão, quando passamos por alguma situação que sentimos medo de ficar longe das pessoas que amamos (medo de verdade) ou medo de perder essa vida que as vezes até achamos difícil de levar (mas que é maravilhosa), cabelo, gordurinhas, aparência... td isso perde a importância, o que queremos mesmo é viver e viver bem.. com cabelo loiro ou escuro, liso ou enrolado e até com os brancos. Essa vontade de viver é que nos faz acreditar que td vale a pena e muito disso aprendi com vc.. minha amiga . bjs da sua amiga careca... Elis

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe
    Tudo bem? sua princesa realmente esta linda.
    O cabelo é de menos, perto de tudo que ela passou, logo vai dar o maior trabalho com seus cabelos longos,imagina...
    só para descontrair: o homem é igual cabelo, um dia a gente prende, noutro a gente solta,um dia a gente alisa, noutro a gente enrola, se precisar a gente corta, noutro dia a gente da uma batidinha e sai.bjssss

    ResponderExcluir